Cientistas investem no tratamento de uma das maiores epidemias do século

cbr helade

Projeto estuda métodos de tratamento da doença renal crônica, que consiste na perda progressiva da função dos rins. (Foto: Stefânia Sangi)

Como parte da série Ciência 24h, a equipe da diretoria de Comunicação conversou com a pesquisadora da faculdade de Medicina, Hélady Sanders Pinheiro, que se dedica a pesquisar uma das doenças mais epidêmicas do século, a doença renal crônica (DRC).

A equipe orientada por Hélady estuda métodos de tratamento da DRC, que consiste na perda progressiva da função dos rins e é considerada uma das maiores epidemias do século. “É uma doença muito grave, cuja incidência e prevalência vem aumentando muito nos últimos anos”, aponta a pesquisadora. “Em nossas duas principais pesquisas, estudamos o tratamento de alterações ósseas, que são resultantes de complicações da DRC.”

“Recentemente, vários estudos mostraram a relação entre as complicações cardiovasculares, como as calcificações vasculares e a hipertrofia cardíaca, com outra manifestação da DRC: o distúrbio mineral ósseo”, explica Bárbara Castro, estudante de mestrado membro da equipe. “No laboratório, estudamos aspectos desta relação pensando em estratégias a serem aplicadas em pacientes.” Hélady também discorre sobre o destaque deste tipo de estudo. “É uma área de tratamento muito pouco estudada. Ainda não existem terapêuticas eficientes, e por isso a importância da repercussão de uso em pacientes.”

Um dos projetos de pesquisa, feito em parceria com a Universidade Federal de Itajaí, é voltado para a resolução de uma problemática atual: a de que os medicamentos para redução de fósforo em pacientes com DRC são pouco eficientes ou detentores de efeitos colaterais que limitam seu uso. A diminuição da sobrecarga de fósforo no sangue é importante, uma vez que a concentração do mesmo pode ocasionar perda de massa óssea e calcificação de vasos sanguíneos. Uma das formas de avaliar os resultados da pesquisa é, por exemplo, através da observação de Raios X dos animais.

cbr helade e equipe

A equipe: João Luis T. Santos, Allyne Marchioni, Bárbara Castro e Hélady Pinheiro (Foto: Stefânia Sangi)

“Recentemente, um polímero à base do composto Quitosana mostrou, em animais normais, a capacidade de se ligar ao fósforo ingerido e eliminá-lo nas fezes”, esclarece Bárbara. “Já conseguimos observar que esse processo consegue reduzir o fósforo dos animais com DRC. Estamos avaliando como foi o desenvolvimento ósseo e acreditamos que o polímero seja capaz de prevenir a calcificação vascular.”

Já o segundo projeto estuda o melhor modelo animal para avaliar o impacto da DRC sobre a perda de uma substância chamada Klotho, que é reduzida em consequência da doença. Essa substância tem relação com o metabolismo ósseo e com alterações que afetam o coração do paciente. A pesquisa avalia as variações cardíacas usando dois modelos experimentais.

Pacientes hipertensos e diabéticos figuram entre os grupos de pessoas mais suscetíveis à doença. Outros fatores como histórico familiar, obesidade, tabagismo, alto consumo de proteína animal e sal na dieta alimentícia também prejudicam o funcionamento dos rins no corpo humano, podendo levar à DRC. “Ela é caracterizada pela diminuição progressiva da função renal e, em consequência, surgem complicações; as relacionadas ao sistema cardiovascular, uma das mais importantes, são responsáveis pela maior parte das mortes nestes pacientes com DRC”, elucida Bárbara.

Incentivo à pesquisa científica

Há 13 anos na UFJF e presente no CBR há mais de uma década, a professora Hélady Sanders Pinheiro assegura que o maior atrativo do Centro é a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nele. “É uma estrutura com excelência de pesquisa, onde é possível exercer essa atividade com muita qualidade; essa foi a principal razão que me juntei ao CBR e permaneci aqui”, assegura. “Houve um grande desenvolvimento que possibilitou trazer mais e novas áreas de pesquisa, o que nos ajudou a progredir cada vez mais.”

“O diferencial da pesquisa experimental é que, nela, se ganha também uma forma de se pensar, é muito mais fácil desenvolver um pensamento e metodologia científica”, argumenta Hélady. “O que eu busco para os meus alunos na Iniciação Científica é que eles aprendam além da técnica. A riqueza do caminho, o desenvolvimento do seu pensamento crítico, é o que você ganha nesta área.”

Outras informações:

Centro de Biologia da Reprodução : (32) 2102-3251 / 2102-3255