Especialistas discutem narrativa e memória no Mamm; inscrição vai até dia 19

O seminário Narrativas, Memória e Mídias Digitais será realizado nos próximos dias 20 e 21 no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 19, e os participantes receberão certificado. O evento, organizado pelo grupo de pesquisa Comunicação, Cidade, Memória e Cultura, da Faculdade de Comunicação (Facom), contará com a participação de professores da Facom, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e da Universid de Salamanca.

A programação contará com a conferência Memórias e Mídias Digitais, ministrada pelo doutor pela Universidad de Salamanca (Espanha), Daniel Escandell Montiel. Ele pesquisou, em sua tese de doutorado, o fenômeno dos blogs no início do século XXI, dentro da perspectiva espanhola. Haverá, ainda, mesas-redondas sobre temas como Memórias, Depoimentos e Narrativas; e Narrativa, Memórias e Mídias.

Grupo de pesquisa

O grupo de pesquisa, liderado pela docente da Facom, Christina Ferraz Musse, conta com a participação de alunos da graduação e do mestrado dos cursos de Jornalismo, História e Artes e Design. Nele são discutidos assuntos relacionados a história oral, de vida, construção de narrativas e a representação da mídia em geral. Entre as atividades desenvolvidas estão entrevistas com personalidades de Juiz de Fora, como jornalistas, escritores de ficção e produtores audiovisuais. Além do evento que acontecerá na próxima semana, o grupo produzirá dois livros e documentários.

Segundo Christina, a importância de discutir esses assuntos está relacionada a um paradoxo vivido pela sociedade atual: “Ao mesmo tempo em que temos uma produção extensa de informação e, de certa forma, uma perda da memória, do registro, existe uma tentativa de recuperar, seja pelos meios de comunicação, pela sociedade ou por registros históricos. É importante discutir essas questões como formas de dar visibilidade aos estudos feitos nesse ramo, pensar o que significa a memória e sua importância para a sociedade”.

Confira a programação completa do seminário Narrativas, Memória e Mídias Digitais-UFJF

Efetue aqui a sua inscrição 

Saiba mais sobre o grupo de pesquisa Comunicação, Cidade, Memória e Cultura 

Outras informações: (32) 2102-3602 (Faculdade de Comunicação-UFJF)

pesquisafacomufjf@gmail.com

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud

Compartilhe: