Mostra de cinema “Cineduca” traz filmes produzidos na Catalunha

cineduca1Com o objetivo de ser um espaço para discussões sobre os mais diversos olhares das obras de cinema, a sétima edição do Cineduca traz uma seleção de filmes produzidos na Catalunha, Espanha. A Mostra acontece entre 14 de maio e 11 de junho, na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa é uma ação do grupo de pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC) da Faced e é coordenada pela professora Maria Teresa Freitas.

O Cineduca apresenta filmes que estão fora do circuito comercial, buscando proporcionar experiências de fruição do cinema como obra de arte. “Os filmes que serão exibidos não foram lançados no mercado, sendo pouquíssimos conhecidos no Brasil. Essa edição da Mostra é uma oportunidade de conhecer o cinema espanhol”, ressalta Cristiano Rodrigues, doutorando do PPGE-UFJF, membro do grupo LIC e coordenador do Cineduca.

O projeto reúne alunos de todas as áreas, além de professores, ex-professores e demais amantes da sétima arte. “Essa mescla de público proporciona uma interessante troca de conhecimentos e experiências nos debates que são realizados após cada exibição”, ressalta o coordenador.

O projeto oferece um curso destinado a professores que estão em formação, permitindo uma construção de novos caminhos metodológicos em suas pesquisa (Foto: Aline Carvalho)

O projeto

O Cineduca é um projeto proposto pela Coordenação de Articulação Acadêmica e pelo grupo de pesquisa LIC da Faced e financiado pelo CNPq e pela Fapemig. O projeto oferece um curso destinado a professores que estão em formação, permitindo uma construção de novos caminhos metodológicos em suas pesquisas. Para se inscrever, o interessado deve enviar seus dados(nome,e-mail, telefone) para o email grupolicufjf@gmail.com.

Filmes

Os filmes que serão exibidos nessa edição, além de uma excelente qualidade técnica de fotografia e som, trazem grandes interpretações e uma abordagem contemporanêa e ousada das relações humanas. “ Os filmes são bem diferentes, o que proporcionará uma visão panorâmica da produção espanhola. Tendo em comum a liberdade, uma liberdade de olhares”, afirma Cristiano. Serão exibidos cinco filmes, um por dia, em som original (catalão ou castelhano) com legenda em espanhol, todas as quartas, às 16h, na Sala de Cinema da Faced.

Confira a programação

Dia 14 de maio – 16h

“Barcelona Noite de Verão”

Seis histórias de amor e uma cidade. Na noite de 18 de agosto de 2013, o cometa Rose atravessou o céu de Barcelona, oferecendo um espetáculo único que não será repetido em vários séculos. Nesta noite, havia 567 histórias de amor, o filme explica-nos 6.

Barcelona, nit d’estiu. Direção: Dani de la Orden, 2013. 90 minutos

Assista o trailer

Dia 21 de maio – 16h

“Mil Cretinos”

Quinze histórias contemporâneas do escritor Quim Monzo são dirigidas por Ventura Pons. As histórias revelam humor e coragem,dor, velhice, morte e amor, mas acima de tudo a estupidez humana. Um olhar intransigente para o rosto e o difícil equilíbrio entre a vida e a miséria humana.

Mil Cretins. Direção: Ventura Pons, 2011. 92 minutos

Assista o trailer

Filme narra anos que sucederam a Guerra Civil Espanhola (Foto: Divulgação)

Filme “Pão Negro” narra anos que sucederam a Guerra Civil Espanhola e desafio de menino para provar inocência de pai nas mortes (Foto: Divulgação)

Dia 28 de maio – 16h

“Pão Negro”

Nos anos que sucederam a Guerra Civil Espanhola, Andreu, um menino pertencente ao grupo perdedor, encontra na floresta os cadáveres de um homem e seu filho. Para ajudar seu pai, acusado das mortes, ele tenta averiguar quem são os verdadeiros responsáveis.

Pa Negre. Direção: Augustí Villaronga, 2010. 109 minutos

Dia 4 de junho – 16h

“Carícias”

Onze histórias de personagens com diferentes relações: casais, pais e filhos, companheiros, amantes, irmãos, jovens e velhos. Pessoas que, apesar da proximidade podem ser desconhecidas. Falam sem escutar, escutam sem ouvir e atuam sem olhar. Mas também pode haver uma faísca de esperança, de comunicação, umas carícias.

Carícies. Direção: Ventura Pons, 1998. 94 minutos

Dia 11 de junho – 16h

“Ontem não termina nunca”

Em 2017, na Espanha afundada pela crise, um casal se reencontra em Barcelona depois de cinco anos sem se ver e depois de terem passado por circunstâncias difíceis em suas vidas. Quando sentem que o passado já não tem tanta importância, as feridas não cicatrizadas permanecem abertas.

Ayer no Termina Nunca. Direção: Isabel Coixet, 2013. 95 minutos

Assista ao trailer

Outras informações: (32) 2102-3654 (Grupo Linguagem, Interação e Conhecimento – Faculdade de Educação-UFJF)