Delegação de escola dinamarquesa visita UFJF e Colégio João XXIII

Escola da Dinamarca procura João XXIII para firmar convênio de intercâmbio (Foto: Twin Alvarenga)

Na quarta-feira, dia 2, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Colégio de Aplicação João XXIII receberam a delegação da escola dinamarquesa Mariagerfjord Gymnasium, que veio ao Brasil com a intenção de estabelecer intercâmbios entre as instituições de ensino. No início da noite, o grupo foi recebido no gabinete do reitor Henrique Duque, no prédio da reitoria da UFJF.

Além do reitor, a delegação e membros do colégio João XXIII também foram recebidos pelo vice-reitor, José Luiz Rezende Pereira, o chefe de Gabinete do Reitor, Renato Miranda, e a secretária de Relações Internacionais, Rossana Melo. Segundo o diretor de ensino do João XXIII, José Luiz Lacerda, a escola dinamarquesa  equivale ao ensino médio brasileiro e conta com 800 alunos e 92 professores. Antes da visita à UFJF, a delegação estrangeira também realizou encontro com alunos, professores e membros do Conselho de Unidade do João XXIII e com a equipe da Secretaria de Relações Internacionais, que intermediou o contato entre as instituições dinamarquesas e a Universidade.

Lacerda ressalta que, atualmente, a Dinamarca possui, juntamente com a Finlândia, o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Mundial e de Desenvolvimento Humano. Ele também relata que o interesse em estabelecer o intercâmbio entre Brasil e Dinamarca surgiu devido “ao fato de considerarem que o Brasil desponta como futura potência mundial”.

“Eles ficaram impressionados com o compromisso social do João XXIII, que pensa em uma educação para todos, e especialmente pelo processo seletivo do colégio, que é feito através de sorteio”, conta Lacerda. “Os nossos alunos também foram um destaque. Eles os acharam muito comunicativos, diferente do que se vê em demais países europeus.” O diretor de ensino frisa que a troca cultural entre os dois países seria muito interessante e que o programa de intercâmbio abarcaria professores e alunos, tanto brasileiros quanto dinamarqueses.

Os representantes do João XXIII e o reitor concordaram que a visita da delegação estrangeira foi “muito bem aproveitada”. “Foi muito prazeroso recebê-los”, destacou o reitor Henrique Duque. “Com certeza, através desse intercâmbio, vai despertar o interesse dos alunos em aprender uma nova língua e cultura.”

Com o primeiro contato realizado, resta ajustar, analisar e formalizar o acordo que colocará em vigor o programa de intercâmbio entre o colégio João XXIII e a escola Mariagerfjord Gymnasium. A estimativa de Lacerda é que, em setembro, o projeto estará fechado.

Ao final da reunião, o reitor da UFJF frisou a importância do Ensino Médio. “Quando começamos a nossa primeira gestão, o primeiro trabalho que nós fizemos na Universidade foi voltado para o Ensino Médio”, relembra. Ele agradeceu a presença da delegação dinamarquesa e concluiu que estava feliz não somente pela presença, mas também pelas possibilidades que o futuro programa irá trazer. “Que a vinda deles seja a primeira de muitas”, concluiu.

Outras informações: (32) 3229-7602 (Colégio de Aplicação João XXIII)

Mariagerfjord Gymnasium

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais:

Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud