Estudante da Pós-graduação em Economia conquista prêmio Paulo Haddad

imoveis-sao-paulo Foto Divulgação

Pesquisa foi realizada por mais de um ano na capital paulista (Foto: Divulgação)

O esforço empregado por mais de um ano para analisar os fatores que determinam os preços dos imóveis no município de São Paulo rendeu ao estudante do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rodger Barros Antunes Campos, o prêmio Paulo Haddad de melhor trabalho no XI Encontro Nacional de Estudos Regionais e Urbanos (Enaber), realizado em Foz do Iguaçu (PR) no início de outubro.

De acordo com Rodger a pesquisa, orientada pelo professor Eduardo Simões Almeida, busca estimar a curva de demanda e oferta de apartamentos e casas, compararando quais atributos dos imóveis e do espaço em que estão inseridos são mais importantes para os consumidores, e quais são os mais importantes para as construtoras (ofertantes). “Resumidamente, o trabalho pode mostrar que regiões cuja taxa de homicídio é alta, implicam em menor oferta de imóveis. Além disso, o distanciamento do centro da cidade reduz o preço dos imóveis, aludindo ao fato de que as pessoas querem morar onde há maiores ofertas de serviços.”

O prêmio foi concedido ao estudante pela Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (Aber) que, desde a sua criação, em 2005, incentiva a produção e a divulgação científica dos programas de pós-graduação , por meio de congressos e encontros multidisciplinares. Na edição deste ano do Enaber foram analisados estudos em 17 áreas temáticas diferentes, 17 deles inscritos por mestrandos e doutorandos em economia da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3543 (Programa de Pós-graduação em Economia)