Administração, Direito e Jornalismo ficam entre os dez melhores do país no Enade

aaa

Administração, Direito e Jornalismo estão entre os 10 melhores cursos do país

Os cursos de Administração, Direito e Jornalismo da UFJF obtiveram conceito máximo, 5, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2012, ficando entre os dez mais bem avaliados na prova em cada área. Economia e Psicologia conquistaram nota 4, e Turismo obteve conceito 3 (veja o quadro abaixo).

O resultado foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 7, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC). O conceito refere-se à prova realizada em novembro de 2012 por estudantes dos últimos períodos do curso e é válido para os dois turnos, diurno e noturno.

Em relação aos 951 cursos de Direito avaliados, a graduação da UFJF aparece na 7º posição. Administração ocupa o 9º lugar entre 1.554 graduações da área. Em seguida, aparecem Jornalismo, em 10º entre 277;  Economia, em 12º, e Psicologia na 19ª colocação.

A coordenadora de Jornalismo diurno, Letícia Barbosa Torres, atribui o resultado ao compromisso dos professores, técnicos e estudantes com a Faculdade de Comunicação. “A Universidade oferece não só o aprendizado em sala de aula, há várias oportunidades fora dela, como projetos de extensão, monitoria, treinamento profissional, pesquisa, empresa juniores, intercâmbio que contribuem para a formação de nossos alunos.”

A integração entre teoria e prática, a qualificação constante do corpo docente e a sinergia entre alunos e professores são alguns dos fatores que mantêm a Administração  entre as primeiras do país, conforme a coordenadora do turno diurno, Cássia Viviani Santiago. “Nos últimos anos, a quantidade de projetos de pesquisa cresceu substancialmente (mais de 100%) com a criação de coordenação para a área e de programa próprio de bolsa de estudos. Merecem ainda destaque a forte tradição da faculdade no ensino a distancia, a manutenção da empresa júnior, Campe, de grande tradição, como uma ponte entre alunos e o mercado no processo educacional, além do uso de alunos presenciais utilizarem ferramentas de educação a distância em complementação às metodologias tradicionais”, acrescenta.

Avaliação em ciclos

O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior. A última avaliação desse grupo ocorreu em 2009.

O objetivo do exame é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O conceito do curso é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.

Entre os cursos em instituições públicas de ensino superior, 80,5% obtiveram uma nota satisfatória, 17% atingiram nota máxima, 5; 29,8%, nota 4, e 33,7% nota 3. Em 2009, o percentual de cursos com notas satisfatórias era de 61,6%. O conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que, segundo o MEC, será divulgado no final deste mês.

Conceito dos cursos da UFJF avaliados em 2012

Conceito

Enade 2012

Conceito contínuo

Posição

Quantidade de cursos avaliados

Jornalismo

Fonte: Inep/MEC e Secom/UFJF

Baixe a relação completa do resultado do Enade 2012 (arquivo em formato xlsx).

Outras informações:
(32) 2102 – 3534 – Coordenação de Administração
(32) 2102-3555 – Coordenação de Economia
(32) 2102-3502/3504 – Coordenação de Direito
(32) 2102-3609 – Coordenação de Jornalismo
(32) 2102-3119 – Coordenação de Turismo
(32) 2102-3117 – Departamento de Psicologia

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais:
Facebook |Twitter | Youtube | Instagram| SoundCloud