Professor recebe prêmio por artigo mais citado em revista científica

Professor da Faculdade de Medicina, Alexander Moreira Almeida será homenageado em congresso nacional

O diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Alexander Moreira Almeida, será premiado no 30º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, a ser realizado entre os próximos dias 10 e 13 de outubro na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. No mesmo dia da abertura do congresso, Alexander receberá o prêmio “Top Ten Cited” como autor do artigo mais citado na Revista Brasileira de Psiquiatria na categoria “revisão”.

O artigo “Religiosidade e saúde mental: uma revisão” escrito em colaboração com Francisco Lotufo Neto e Harold G Koenig, foi citado 76 vezes na Web of Science e 103 vezes na Scopus, importantes bases de dados de conteúdo acadêmico, ganhando o status de artigo mais citado da história da Revista Brasileira de Psiquiatria, uma das mais importantes publicações na área de psiquiatria na América Latina, e uma das revistas científicas brasileiras de maior impacto. No artigo é feita uma extensa revisão bibliográfica de 850 artigos sobre a evidência científica disponível nas relações entre religião e saúde mental.

Para o professor agraciado, o prêmio demarca a consolidação da Universidade nos cenários nacional e internacional. “O artigo atingiu uma grande dimensão, aumentando a visibilidade de nossa instituição. Ele tem duas vezes mais citações do que o 2º lugar. Este é um número alto, indicador da liderança da UFJF nesta área. É certamente um reconhecimento de um trabalho feito por todo o Nupes, ao longo do tempo.”

Na sexta-feira, 12, dois professores-pesquisadores da UFJF tomarão parte na mesa redonda “Abordagem da espiritualidade em pacientes psiquiátricos”. Alexander vai tratar das implicações das experiências espirituais para a relação mente-cérebro, tema baseado no livro “Exploring Frontiers of the Mind-Brain Relantionship” (Explorando as Fronteiras da Relação Mente-Cérebro), que tem Alexander por um dos editores, enquanto o professor André Lúcio Pinto Stroppa, também integrante do Nupes, fala sobre religiosidade, sintomas de humor e qualidade de vida em portadores de transtorno bipolar, trabalho baseado no mestrado realizado no núcleo de pesquisas da UFJF.

O 30º Congresso Brasileiro de Psiquiatria é considerado o maior evento da especialidade realizado na América Latina, reunindo pesquisadores do Brasil e do exterior. Na programação constam 15 cursos, 38 mesas redondas, 150 sessões científicas para divulgação de pesquisas e práticas clínicas e 11 conferências de grandes nomes da psiquiatria como Florence Thibaut (França), Siefried Kasper (Áustria) e Carmita Helena Abdo (Brasil).

Confira a programação completa do congresso.

Outras informações: