Contato entre línguas é tema de seminário na Letras

a

Professor Rajagopalan, da Unicamp, faz conferência de abertura (Foto: Portal EducacaOnline)

Muitas são as situações em que temos contato linguístico com diferentes países e regiões. Somente o estudo do contato da língua portuguesa com outras línguas já é fonte de uma imensa documentação, mas ainda carente de análise. Com o intuito de abordar esse tema, a Faculdade de Letras da UFJF promove o 3º Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato (Gelic). O evento acontece na própria faculdade, entre os dias 15 e 17 de outubro.

Na programação, são esperados professores de diversos estados brasileiros. O destaque é a palestra de abertura no dia 15, às 10h, sobre política e diversidade linguística, ministrada pelo professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Kanavillil Rajagopalan. Indiano radicado no Brasil, Rajagopalan é autor de diversos livros usados como referência para os assuntos abordados no seminário. Veja a programação.

O Gelic foi criado em 2010 por professores da Universidade de São Paulo (USP). No mesmo ano, o grupo realizou seu primeiro seminário na capital paulista. No ano passado foi a vez da cidade de Vitória (ES) receber o evento, que agora, em sua terceira edição, terá a UFJF como sede.

Responsável pelo evento na UFJF, a professora Ana Cláudia Peters Salgado conta que, no passado, eventos desse tipo costumavam ser realizados apenas em grandes capitais como Brasília e Belo Horizonte. “Mas com a melhoria na estrutura de Juiz de Fora, principalmente no campus, senti confiança para lançar a candidatura da UFJF como sede o evento, no ano passado.”

As inscrições para participar do evento foram encerradas ainda em setembro. Todos os participantes terão direito a um certificado de participação. Cerca de 45 trabalhos foram enviados para análise da Comissão Científica.

Outras informações:

Página oficial do 3º GELIC