Alunos de Farmácia “adotam enzima” para apresentação em seminário

Cada aluno adota uma enzima e apresenta trabalho sobre ela no seminário

Os alunos do quarto período do curso de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam nesta sexta-feira, dia 26, do Seminário “Adote uma Enzima”. Realizado semestralmente pelas turmas da disciplina Bioquímica III, o evento tem o objetivo de fazer com que os discentes apliquem seus conhecimentos sobre as enzimas, substâncias orgânicas de natureza protéica, que funcionam como catalisadores de reações químicas.

Divididos em grupos de cinco, os quarenta alunos vão apresentar artigos e painéis sobre as enzimas escolhidas. Uma comissão formada por professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) julgará os trabalhos e os melhores serão premiados.

Para o coordenador do evento, professor Jair Adriano Kopeker, o “Adote uma Enzima” é uma oportunidade para a turma aprender mais sobre as substâncias, além de exercitar a produção científica. “Todas as edições já realizadas têm uma resposta muito boa dos alunos. Muitos deles chegam a apresentar o material produzido para o seminário em outros congressos”, afirma.

O estudante Francisco Carlos da Guia, que adotou a enzima Fenilalamina Hidroxilase, vai aproveitar o seminário para trocar conhecimentos com outros alunos. “Além de possibilitar um intercâmbio de ideias, vou poder me preparar para eventos fora da universidade”, explica o aluno que pretende seguir a carreira acadêmica ao se formar.

Já Fernanda Valério, que apresenta trabalho sobre a enzima Piruvato Desidrogenase, vê no evento a oportunidade de escrever seu primeiro artigo científico. “Com o seminário tive a chance de ver como se escreve esse tipo de texto. Além disso, também tivemos que aprender como se planeja um evento” conta.

Nesta edição, o seminário também vai promover uma ação social. Cada estudante ofereceu uma cesta básica, que será doada para uma instituição de caridade à escolha da equipe vencedora na apresentação dos pôsteres.

O seminário “Adote uma Enzima” acontece das 13h às 17h, no departamento de Bioquímica do ICB, no campus.

Outras informações: (32) 2102-3209 (Departamento de Bioquímica)