UFJF e USP realizam simpósio internacional sobre relação mente-cérebro

Entre os dias 24 e 26 de setembro será realizado o “I Simpósio Internacional Explorando as Fronteiras da Relação Mente-Cérebro”. O evento é uma parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com a Universidade de São Paulo (USP) e será no Centro de Convenções Rebouças da capital paulistana.

O objetivo é promover o debate acerca das relações entre mente e cérebro sobre as perspectivas científica e filosófica. Também serão analisadas as implicações de tópicos relevantes que costumam ser negligenciados entre o debate acadêmico.

O simpósio é o primeiro evento de projeção internacional que discute o assunto no meio acadêmico. Ele é resultado da parceria entre o Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Faculdade de Medicina da UFJF e a disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O professor adjunto de psiquiatria e semiologia da Faculdade de Medicina da UFJF e diretor do Nupes, Alexander Moreira Almeida, ressalta que o simpósio será uma oportunidade excelente de discussão sobre pontos controversos na busca da compreensão da mente humana: “É uma oportunidade de discutirmos como a mente se relaciona com o cérebro. Queremos também cogitar possibilidades não-materialistas da mente, sem preconceitos e dogmatismos”. Ele explica ainda que os temas das palestras serão transformados em suplemento especial da “Revista de Psiquiatria Clínica”, publicada pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

O evento contará com a participação de sete palestrantes internacionais. Os dois palestrantes nacionais serão da UFJF. Além de Alexander, o professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFJF Saulo de Freitas Araújo também ministrará palestra.

Alexander afirma que a expectativa é grande: “Além de levantar um tema pouco debatido em discussões com profissionais de alto nível, estamos projetando o nome da Universidade em âmbito internacional”. Ele acrescenta que as questões abordadas no simpósio são de interesse geral. “Essas discussões sobre a questão mente-cérebro interessa a humanidade há milhares de anos. Por isso, qualquer pessoa pode participar.”

São oferecidas 600 vagas para o evento. As apresentações serão feitas em português e em inglês e há a possibilidade de o interessado acompanhar as palestras pela internet. Clique aqui para efetuar a inscrição, o valor pode ser parcelado em até 12 vezes.

Outras informações: (32) 9115-3841 (Tiago Tatton)

Márcia Costanti – estudante de Comunicação Social

Os textos são editados por jornalistas da Diretoria de Comunicação