Professores da UFJF participam de debate sobre arte digital no MAMM

cultura_digitalNesta sexta-feira, dia 2, será realizado debate sobre Formação, Produção, Difusão e Inserção da Arte Digital na Cultura Brasileira. Os docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Alfredo Suppia, professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação (FACOM), e Francisco Paoliello Pimenta, coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da FACOM, participarão do evento.

O encontro é realizado pela curadoria de Arte Digital do Fórum da Cultura Digital Brasileira, que é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A curadoria realiza encontros itinerantes em outros locais do país, a fim de divulgar o assunto. O debate será no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM), das 19h30 às 22h.

A proposta do debate é refletir sobre as necessidades do campo e apresentar soluções para os problemas que serão apontados durante o encontro. Delimitação do campo, diagnóstico dos problemas que envolvem a arte digital e formulação de propostas para a área são as principais questões a serem debatidas. Ao final, pretende-se elaborar um documento propondo ao MinC uma política cultural para a área de Arte Digital.

 

a

Debate acontecerá no Museu de Arte Murilo Mendes

Segundo Alfredo Suppia, a principal proposta do debate é discutir o que é arte digital, além de problemas enfrentados atualmente e também ações que podem ser desenvolvidas para saná-los. “Esta é uma forma de divulgar o projeto de cultura digital e colocar Juiz de Fora na rota da discussão, que costuma ficar restrita ao eixo Rio-São Paulo. Trazendo o encontro para a cidade, a discussão fica diversificada, trabalhando com outros pontos de vista.” Participam do evento curadores, artistas, educadores e pesquisadores da área no país. O debate é gratuito e aberto ao público. A UFJF apóia o evento.

 

Confira a programação

– 19h30: abertura com Cicero Inacio da Silva (Curador de Arte Digital no Fórum da Cultura Digital Brasileira)

– 19h50: Videoconferência sobre o Fórum da Cultura Digital Brasileira com Rodrigo Savazoni (Coordenação Executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira) e André Deak (Curador de Comunicação do Fórum da Cultura Digital Brasileira).

– 20h30: debate sobre arte digital e comunicação com Alfredo Suppia (professor do Mestrado em Comunicação, FACOM) e Francisco Paoliello Pimenta (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação, FACOM).

Outras informações: (32) 2102-3603 (Mestrado da FACOM)

(32) 2102- 3607 (Pós-graduação da FACOM)

http://culturadigital.br/

ciceroinaciodasilva@gmail.com – (Cicero Silva, curador de Arte Digital no Fórum da Cultura Digital Brasileira)

 

 

Compartilhe: