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Conservação Preventiva Integrada para a Coleção Inventários do Século XIX: destina-se à capacitação introdutória às técnicas básicas de conservação de material arquivístico, com suporte em papel. Os bolsistas têm contato com técnicas de higienização e acondicionamento cuja aplicação é indicada para o tipo de acervo a ser trabalhado, com o intuito de preservar e conservar  o  documento prolongando  seu  tempo  de  vida.  As técnicas apresentadas são constantemente discutidas e/ou revistas, efetuando-se as adequações necessárias às especificidades de cada documento. O objeto de trabalho são os inventários cartorários do século XIX do Fundo Benjamin Colucci, ocasionalmente, os inventários do ´seculo XX.

Processamento de Imagem e Manutenção das Informações Digitais do Fundo Benjamin Colucci: visa a criação e processamento de imagens digitalizadas e a manutenção das informações digitais com os objetivos de estimular habilidades de organização e democratizar o acesso a informações relacionadas a uma atividade especializada. O projeto também abre campos de trabalho ainda inexplorados  por meio da prática como um poderoso canal de transferência de conhecimentos e caminha no sentido de estruturar um local de referência cultural e profissional.

Processamento Técnico de Acervos: visa contribuir para a promoção da pesquisa histórica referente à região da Zona da Mata Mineira, favorecer o acesso à documentação permanente pertencente ao acervo do Arquivo Central  além de mostrar aos bolsistas metodologias de descrição e arranjo físico dessa documentação. Um destaque desse projeto é a organização dos processos cíveis do fundo arquivístico Benjamin Colucci e sua identificação e registro em um banco de dados que contém dados como o tipo de processo, o nome dos envolvidos e o ano de criação.

Organização de Acervo Documental: promove o trabalho de análise e organização de documentos inerentes às atividades da UFJF, tendo em vista o seu valor administrativo, cultural e histórico. Esse trabalho resulta em registro de documentos em banco de dados, preparação de documentos para eliminação ou transferência ao Arquivo Permanente e recolhimento de documentos relevantes, para a história da instituição, ao Arquivo Permanente.