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Ações principais

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As coordenações do Arquivo Central têm como função processar tecnicamente o acervo sob sua guarda, para que se torne inteligível e acessível aos pesquisadores, usuários internos e cidadãos, além de prestar assessoria técnica aos setores da UFJF.

Coordenação do Sistema de Arquivos: 

Orienta quanto à racionalização da produção documental, capacita servidores para a gestão documental e orienta quanto à eliminação e à transferência de documentos para a Coordenação de Arquivos Intermediários.

Coordenação de Preservação:

Privilegia a atuação nas áreas de conservação, proteção de documentos fotográficos e digitalização de documentos; promove atividades com foco na produção e transferência de conhecimento e divulgação de metodologias; desenvolve atividades que compreendem ações voltadas para a promoção e implantação de políticas de conservação preventiva, restauração, acondicionamento, transcrição, reformatação e pesquisa científica aplicada aos documentos textuais, iconográficos, cartorários e sonoros.

Coordenação de Arquivos Intermediários:

Custodia documentos resultantes de massa documental acumulada e provenientes de documentos transferidos através de Guias de Transferências; identifica, codifica, e registra em banco de dados os documentos; elimina documentos que já cumpriram o prazo de temporalidade e recolhe, à Coordenação de Arquivos Permanentes, aqueles identificados como permanentes; realiza empréstimos aos produtores dos documentos.

Coordenação de Arquivos Permanentes:

Bolsas de trabalho:

 O Arquivo Central oferece atualmente 16 bolsas de trabalho em seus projetos. Esses projetos priorizam a interdisciplinaridade, a comunicação entre as coordenações e equipes, a integração de pesquisa na esfera do trabalho de organização, preservação e conservação, gestão documental e a difusão do acervo de forma ampla.