Fechar menu lateral

Debate público a respeito da guarda e descarte de documentos digitalizados

No dia 19 de setembro,  no Arquivo Nacional, foi discutido o Projeto de Lei nº 7920/2017,  que trata da possibilidade de eliminar documentos originais após a digitalização.  Segundo um dos participantes, o arquivista do Arquivo Central, David Medeiros,  o debate teve a presença de arquivistas, historiadores e profissionais de áreas afins. 

Os membros da mesa esclareceram pontos fracos da possível legislação. Esse projeto não leva em conta as resoluções do CONARQ e seus requisitos, para garantir a integridade e autenticidade de documentos arquivísticos digitais, e representa um risco para a sociedade, com a possível perda de documentos históricos, tendo em conta a dificuldade de preservá-los em ambiente digital. Foi destacada a necessidade dos profissionais da classe de participarem de maneira mais efetiva da criação de projetos semelhantes que contemplem o uso de novas tecnologias nos arquivos.

Os conselheiros também relataram sua atuação no Senado Federal , com o intuito de promover o arquivamento do projeto de lei,  mas sem obter êxito, e discutiram quais serão os caminhos a serem seguidos no trâmite da Câmara dos Deputados.