Fechar menu lateral

Informativo da Coordenação 041 | 26 a 30 julho 2021

Informativo da Coordenação 041 | 26 a 30 julho 2021

Boletim Semanal da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo/ FAU/ UFJF

 

Os boletins semanais trazem informações objetivas, transparentes e de fácil acesso para a comunidade acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU – UFJF. Toda sexta-feira será publicado um novo Boletim Semanal aqui no site da Coordenação. Confira abaixo as informações desta edição:

 

1 | Nota de pesar

 

É com muito pesar que a Coordenação recebeu a informação, no último sábado, dia 24 de julho de 2021, do falecimento da Profa. Dra. Vanda Arantes, aposentada pelo Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. Vanda fez parte da comunidade do Curso de Arquitetura e Urbanismo durante anos, lecionando a disciplina de História da Arte. Desejamos que os familiares e amigos recebam o conforto necessário para superar este momento e deixamos nossos agradecimentos à Vanda Arantes por toda sua contribuição ao curso e à UFJF.

 

2 | Realização de eventos na FAU UFJF 

 

O Laboratório da Paisagem (LAPASA) realizou na última quarta-feira, dia 28 de julho, o 1º Seminário de Arquitetura da Paisagem: experiências paisagísticas. Contando com a  participação de Cássio Torres, foram abordadas questões que envolvem o projeto paisagístico e o desenho da paisagem, para além de elementos do planejamento urbano, sob um olhar teórico/prático.

Ainda, o Grupo de Estudos em Planejamento Urbano da FAU|UFJF (GEPLAN) realizou na última quarta-feira, dia 28/07, o primeiro debate aberto ao público, para discutir acerca do Planejamento Alternativo, com a leitura do capítulo 3 do livro “Espaço Intra-urbano no Brasil”, de Flávio Villaça.

 

3 | Laboratório realizará evento na FAU UFJF 

 

O Laboratório da Paisagem (LAPASA) realizará, dentro do âmbito do “Primeiro Ciclo de Seminários em História e Teoria: tópicos especiais em paisagem brasileira”, a palestra denominada “Experiências em Brasília”, no dia 03 de agosto, com Lara Vilela e Rafaelli Machado, em parceria com o GET Arquitetura e Urbanismo e com a disciplina ofertada pelo Departamento de Projeto História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo – PHT516/PHT016.

Este ciclo, que busca revelar aos estudantes os diversos componentes da arquitetura no Brasil, realizou também as palestras “Leitura Morfológica de Tiradentes” com Carolina Pifano, Felipe Macedo, Lara Vilela e Thales Sá e “Paisagem Sonora”, com Rodrigo Spinelli.

 

4 | Professores e alunos da FAU participam da XVI Semana Virtual Internacional de Diseño 2021

 

Professores e alunos da FAU participaram da XVI Semana Virtual Internacional de Diseño 2021, da Universidad de Palermo, Buenos Aires, Argentina, com apresentações orais. Também foram apresentados trabalhos no âmbito do XII Congreso (virtual) Latinoamericano de Enseñanza del Diseño. Para ver a agenda do evento, acesse https://fido.palermo.edu/servicios_dyc/semanavirtualinternacionaldediseno/agenda.php

 

5 | Direto do site da UFJF: “Assistência estudantil recebe inscrições para ação de acolhimento on-line”

Segundo a matéria publicada no site da UFJF, “Estão abertas as inscrições para a segunda edição do “Grupo Dentro de Casa”, promovido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa de acolhimento, que visa abordar o isolamento social e todas as implicações disso na rotina dos estudantes, terá, ao todo, seis encontros semanais, às quartas-feiras, das 16h às 17h40, a partir do dia 11 de agosto.”.