Informativo da Coordenação 036 | 21 a 25 junho 2021

Boletim Semanal da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo/ FAU/ UFJF

Os boletins semanais trazem informações objetivas, transparentes e de fácil acesso para a comunidade acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU – UFJF. Toda sexta-feira será publicado um novo Boletim Semanal aqui no site da Coordenação. Confira abaixo as informações desta edição:

1 |  O CACAU está aberto para novos membros

O Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CACAU UFJF) está com vagas abertas para novos membros que queiram compor a nova Comissão de Gestão do Centro Acadêmico, que terá vigência enquanto durar o período Remoto Emergencial. Podem se inscrever alunos de todos os períodos da graduação que queiram contribuir com o curso.

2 | Prazo para trancamento de disciplinas no SIGA vai até hoje

Os alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm, de acordo com o Calendário Acadêmico de 2021, até hoje (dia 25/06), para o trancamento de disciplinas pelo SIGA, que deverão ser realizadas pelos próprios discentes.

3 |  “Oficina do sentir: uma experiência poética do meu lugar casa” será ministrada por professoras da FAU, no evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

As professoras Mônica Olender e Juliane Figueiredo ministrarão, juntamente com a professora Sandrelena Monteiro (Faculdade de Educação da UFJF), entre os dias 25/07 e 27/07, a “Oficina do sentir: uma experiência poética do meu lugar casa”, no âmbito da 73ª. reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que, neste ano, propõe como tema “Todas as Ciências são Humanas e essenciais à Sociedade”. A programação do evento pode ser acessada também pelo site da UFJF.

4 | Oportunidades para bolsistas: Extensão

Atualmente, há diversos editais em aberto para seleção de bolsistas. Entre eles, uma oportunidade de Extensão, para o projeto “Gestão em Extensão Universitária na UFJF” da Pró-Reitoria de Extensão, atuando especificamente no processo de curricularização da extensão na UFJF. Uma das vagas é destinada para discente proveniente de qualquer curso de graduação da UFJF do campus de Juiz de Fora, com experiência mínima de um ano como bolsista ou voluntário(a) de extensão. As inscrições devem ser realizadas até a próxima segunda-feira (28/06). Recorrentemente, as oportunidades são publicadas no Portal do Estudante.

5 | Acompanhe os eventos que aconteceram nas últimas semanas com participantes da FAU

Nas últimas semanas, ocorreram dois eventos com transmissão ao vivo pelo YouTube, sendo o primeiro o lançamento do livro “Por um Ensino Insurgente em Arquitetura e Urbanismo”, no Canal do Grupo Maloca (UNILA). O lançamento teve uma parceria entre os integrantes do Grupo Maloca, representado pela professora Raquel Portes da FAU|UFJF, e os CAs da UFJF, UFSJ e UFOP.
E ainda, nesta última quarta, ocorreu a palestra “Uma perspectiva de projeto para habitar uma Terra viva”, no canal do YouTube da FAU|UFJF, organizada pela Profa. Dra. Juliane Figueiredo com apoio do Núcleo de Audiovisual doCACAU, que teve como convidada a Profa. Dra. Iazana Guizzo da UFRJ.

6 | Direto do site da UFJF: UFJF convida à participação na elaboração do novo PDI e abre inscrições para o Global July 2021

Segundo a matéria publicada no site da UFJF, “Com a aprovação pelo Conselho Universitário (Consu) da metodologia para elaboração do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para participação em um ou mais grupos de trabalho do documento de planejamento e gestão que guiará a instituição pelos próximos cinco anos, entre 2022 e 2026.”.  Ainda, segundo outra matéria publicada no site da UFJF, “A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou a primeira lista de inscritos para o Global July 2021, que acontecerá totalmente on-line entre 12 e 23 de julho. A DRI informa, também, que já estão abertas, até 30 de junho, via Siga, a próxima fase das inscrições para os 18 cursos que ainda têm vagas. Serão usados os mesmos critérios da primeira fase”.