Informativo da Coordenação 034 | 7 a 11 junho 2021

Boletim Semanal da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo/ FAU/ UFJF

Os boletins semanais trazem informações objetivas, transparentes e de fácil acesso para a comunidade acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU – UFJF. Toda sexta-feira será publicado um novo Boletim Semanal aqui no site da Coordenação. Confira abaixo as informações desta edição:

1 |  Inicia-se, na segunda-feira, dia 14 de junho, o período de inscrições para a colação de grau referente ao semestre 2021.1.

Conforme previsto no Calendário Acadêmico (arquivo .pdf), no período de 14 a 18 de junho, discentes deverão fazer suas inscrições para a colação de grau referente ao semestre 2021.1. A coordenação pede a gentileza de quem atender às condições curriculares para se graduarem não se esquecer de realizar sua inscrição e divulgar essa informação para suas colegas e seus colegas.

2 |  Reunião do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo aconteceu na última quinta-feira

Na última quinta-feira, dia 10 de junho, foi realizada a reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU/UFJF. O principal tema tratado foi a curricularização da extensão no curso. Em breve, toda a comunidade acadêmica será convidada a debater sobre a questão e buscar proposições adequadas à realidade do curso. No site do curso, estão disponíveis a agenda das próximas reuniões do NDE, bem como as atas das reuniões realizadas.

3 |  Palestra “Ruas completas: conceito e prática aplicados ao desenho urbano” acontecerá na próxima terça-feira

O evento Agenda Domvs 10 receberá a palestra intitulada “Ruas completas: conceito e prática aplicados ao desenho urbano”, ministrada pela arquiteta e urbanista, doutoranda em Geografia (UFMG), Ashiley Rosa. O evento acontecerá no dia 15 de junho, às 10h, pela plataforma Google Meet. As inscrições podem ser feitas pelo seguinte link: https://forms.gle/eEGgsCgXVVk6NwJq6. O cartaz do evento (arquivo .jpeg, 149KB) traz mais algumas informações.

4 | Chamada de trabalhos para participação no 5º Prêmio Rosa Kliass

A coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo abre inscrições internas para seleção de até dois trabalhos a serem submetidos ao 5º Prêmio Rosa Kliass. Na última edição do prêmio, o TCC da aluna Julia Paglis, intitulado “Vazios urbanos: ensaio sobre a presença e significâncias na paisagem urbana” foi premiado. Poderão se inscrever discentes que se graduaram no ano letivo de 2020. A manifestação de interesse em participar do concurso deverá ser realizada por meio do preenchimento do formulário on-line, que ficará aberto até 1º de agosto de 2021. Os arquivos necessários para a inscrição estão no item 4.3.3 do edital do concurso. Mais informações sobre o prêmio, tal como o edital, podem ser encontradas no site do 5º Prêmio Rosa Kliass.

5 | Direto do site da UFJF: “UFJF entra em ranking internacional da QS Quacquarelli Symonds”

Segundo a matéria publicada no site da UFJF, “a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entrou, pela primeira vez, no QS World University Rankings 2022, que reúne 1,3 mil instituições de ensino superior no mundo. Fazem parte da lista 27 universidades brasileiras, 13 a mais do que na edição anterior, sendo a Universidade de São Paulo (USP) a melhor colocada na 121ª posição.”