Informativo da Coordenação 020 | 1 a 5 mar. 2021

Boletim Semanal da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo/ FAU/ UFJF

Os boletins semanais trazem informações objetivas, transparentes e de fácil acesso para a comunidade acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU – UFJF. Toda sexta-feira será publicado um novo Boletim Semanal aqui no site da Coordenação. Confira abaixo as informações da nona edição:

1 | Coordenação se reúne com CACAU e discentes do primeiro período

Na noite da última quinta-feira, das 19h às 21h, a Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo se reuniu com discentes do CACAU e do primeiro período. O principal objetivo da reunião foi dar continuidade às estratégias de acompanhamento de discentes durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Durante a reunião, discentes do CACAU puderam compartilhar suas experiências e discentes do primeiro período puderam sanar algumas dúvidas sobre o desenvolvimento do curso. Em breve haverá uma reunião voltada para todas e todos discentes do curso.

2 | Oportunidade para bolsistas no Projeto de Extensão “Regularização Fundiária – Emenda Parlamentar”

Estão abertas inscrições, até às 17:00h do dia 08/03/2021, para candidatas e candidatos a bolsista de extensão. O projeto visa apoiar residentes da área informal denominada Vila São Sebastião (BR267) em Juiz de Fora. A equipe de Arquitetura irá trabalhar no projeto arquitetônico para realocação de famílias residentes em área de risco iminente na vila, além de eventual projeto urbano/ambiental da área remanescente. O projeto contempla duas vagas para bolsistas com carga horária de 12 horas semanais para cada discente aprovado. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na matéria divulgada no site da Coordenação.

3 | Estão abertas inscrições para participação como ouvinte no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Até o dia 11 de março de 2021, poderão ser realizadas as inscrições para participação como ouvinte no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que será promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região sudeste, entre elas a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Clique aqui para ver a matéria completa no site na UFJF. Para mais informações, acesse o site do congresso.

4 | Saiu na imprensa: “UFJF discute ensino híbrido e a implantação de semestres suplementares para o ano letivo de 2021”

De acordo com a matéria publicada no G1 Zona da Mata, no dia 04/03/2021, ainda estão em discussão os formatos possíveis de aulas para o ano letivo de 2021. Por enquanto, não há nenhuma decisão sobre essa questão, bem como ainda não foi divulgado o calendário do ano letivo de 2021.

5 | Professores da FAU participam da 9ª Conferência da Arab Society for Computer Aided Architectural Design (ASCAAD)

Nesta semana, de 2 a 4 de março de 2021, aconteceu a 9ª Conferência da Arab Society for Computer Aided Architectural Design (ASCAAD). Os professores Fernando Lima e Frederico Braida participaram como mediadores de duas sessões. ASCAAD é uma das sociedades irmãs que discutem a inserção das tecnologias digitais no âmbito da arquitetura, urbanismo, artes e design. A Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital (SIGraDi) está com chamada aberta para submissão de resumos para o congresso de 2021, que também terá a participação desses mesmos professores na organização.

6 | Acompanhe nossos canais de comunicação
Há diversos canais em que são veiculados conteúdos produzidos pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Além dos sites oficiais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Curso de Arquitetura e Urbanismo, também são divulgadas informações e notícias nas redes sociais. Siga nossos perfis e fique por dentro de tudo que acontece na FAU!!!
Instagram do CACAU: @cacau_ufjf
Instagram da FAU: @fauufjf