Fechar menu lateral

Mestre em Restauração de Monumentos Históricos ministra oficina para alunos da UFJF

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso “Técnicas de prospecção estratigráfica em paredes (janelas de prospecção)” da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A oficina acontece no dia 18 de maio no Forum da Cultura e faz parte do Programa Jornada Integradora 2019. As inscrições devem ser feitas através de um formulário online até o dia 6 de maio. São 24 vagas, que serão distribuídas através de sorteio realizado pela organização.

Podem participar alunos dos seguintes cursos da UFJF: Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, que já tenham cumprido as matérias pré-requisitadas no edital, e Bacharelado em Artes e Design. Também serão disponibilizadas vagas para profissionais já  formados nas áreas.

A mestre em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Tamara Nunes, é a responsável por ministrar a aula. Todo o material necessário para a participação será disponibilizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (Cacau).

Prospecção estratigráfica é uma técnica para a remoção, camada por camada, de cada sobre-pintura de uma parede até sua base. O curso não é oferecido por outra instituição em Juiz de Fora e, segundo a organização, é muito solicitado pelos alunos.

“Através do curso, cria-se a possibilidade para que o aluno experimente e entre em contato mais profundo com o conhecimento adquirido nas disciplinas sobre restauro patrimonial. A partir do momento em que se compreende o processo técnico necessário para sua restauração, gera-se uma proximidade entre indivíduo e patrimônio”, explica a coordenadora do programa, Natália Fantin. 

O programa Jornada Integradora é um projeto de complementação da formação dos alunos e promove atividades gratuitas para o corpo discente.

 

Link para a notícia que consta no site da UFJF: 

https://www2.ufjf.br/noticias/2019/04/29/mestre-em-restauracao-de-monumentos-historicos-ministra-oficina-para-alunos-da-