Grupo de Encontro oferece intervenção de cuidado psicológico a estudantes

Estão abertas as inscrições para o Grupo de Encontro oferecido pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) para alunos da graduação e pós-graduação. Com objetivo de promover o crescimento e o aperfeiçoamento pessoal e/ou psicológico, o trabalho do grupo é facilitado por um psicólogo que conduz a reunião em clima de liberdade de expressão, em que cada participante é encorajado a falar de forma verdadeira sobre suas experiências cotidianas. Os grupos são embasados na abordagem centrada na pessoa do psicólogo humanista Carl Rogers.

O Grupo de Encontro é destinado para estudantes que estejam interessados em cuidar da saúde mental e desejam desenvolver-se pessoalmente, dispostos a ajudar e serem ajudados por meio da psicoterapia em grupo, comprometendo-se com o sigilo. As inscrições podem ser feitas neste link.

Os grupos serão ofertados para três públicos distintos:

Grupo 1. Para calouros e alunos intermediários (que estão na metade do curso). Início dia 19 de setembro, sempre às quartas-feiras, das 10h às 11h, na sala 24 (4º andar) do prédio novo da Faculdade de Educação. Facilitadores: psicólogas Camila Menezes e Camila Rocha. 20 vagas.

Grupo 2. Para alunos finalistas (que estão terminando o curso). Início dia 14 de setembro, sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 15h, na sala 1105 da Faculdade de Letras. Facilitadores: psicólogos Camila Menezes e Getúlio Medeiros. 25 vagas.

Grupo 3. Para alunos de pós-graduação. Início dia 14 de setembro,sempre às sextas-feiras, das 16h às 17h30, na sala 1105 da Faculdade de Letras. Facilitadores: psicólogos Camila Menezes e Getúlio Medeiros. 25 vagas.

Segundo a psicóloga da Proae, Camila Menezes, notou-se a necessidade de ampliar o sentido de atuação para o atendimento psicológico em grupo, já que a Proae realizava apenas auxílios individuais. “Essa perspectiva converge também com a literatura científica da área, a qual indica a necessidade de intervenções em grupo, não apenas psicoterapêuticas, mas também e principalmente, psicoeducacionais como os grupos Fora de CasaDeboasMindfulness e o Pecom”, defende a psicóloga.

As inscrições para as reuniões do Grupo de Encontro podem ser feitas até as datas de início dos encontros. As vagas são limitadas.

Outras informações: (32) 2102-3777 – Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae)

Para mais informações, acesse a notícia no site da UFJF, clicando aqui