UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dúvidas Frequentes

Dúvidas Sobre Inscrição

 

01- O que é PISM?

PISM é a sigla de Programa de Ingresso Seletivo Misto. E é o Programa de Ingresso no qual o estudante faz as provas ao longo de seu ensino médio. Saiba mais…

 

02- Quais são os cursos e as vagas oferecidos para o Módulo III do PISM?

Você pode ver essa informação de duas maneiras:

  • vendo a lista de cursos com as vagas constantes no edital (ver).
  • acessando a lista com os cursos e o link de seu respectivo site (ver);

 

03- Qual é o período de inscrições e onde encontro o formulário para me inscrever para o PISM?

As inscrições devem ser feitas das 14h de 23 de novembro de 2012 às 15h de 15 de dezembro de 2012. (+)

Algumas dicas

  • não deixe para depois, reúna seus documentos (documento de identidade, C.P.F., comprovante de residência) e acesse www.ufjf.br em um computador que:
    • esteja conectado a internet;
    • tenha, preferencialmente, o mozilla firefox como navegador;
    • esteja conectado a uma impressora que funcione corretamente;
  • lembre-se, se a internet no computador que estiver acessando nosso site não estiver funcionando corretamente, você pode deixar de concluir sua inscrição por conta de segundos de atraso;
  • avise seus colegas que, às vezes, pesquisas no google podem apontar sites de outros vestibulares e, por isso, não encontram o link da inscrição;
    • a pressa durante o preenchimento do formulário de inscrição tem causado problemas sérios e, em alguns casos, até inscrições são anuladas devido ao fornecimento de dados que não conferem com os seus documentos que o candidato deve apresentar no ato da matrícula. Portanto verifique com atenção todos os dígitos dos números de documentos fornecidos assim como as letras dos nomes completos de pessoas, endereços, etc.

 

04- Estou no PISM, preciso fazer o ENEM?

Você pode fazer o ENEM e é uma experiência muito válida! No entanto, a nota que obtiver no ENEM não será somada a sua nota em nenhum dos Módulos do PISM.

 

05- Estou no PISM, posso tentar ingressar pelo SISU?

Sim. A inscrição efetivada no Módulo III do PISM não exclui a possibilidade de participação do candidato pelo SISU. (+)

 

06- Errei durante o preenchimento da minha inscrição e já imprimi a GRU. Como faço para alterar os dados?

Não há como alterar os dados de uma inscrição cuja GRU já fora gerada, mas há uma saída que depende de duas situações(+):

  • Ainda não pagou a GRU: Não se preocupe. Basta fazer nova inscrição e imprimir nova GRU. Agora muita atenção, pois a GRU que deve ser paga é a referente a inscrição correta
  • Já pagou a GRU: Neste caso é necessário fazer uma nova inscrição, gerar nova GRU e pagá-la, pois a inscrição válida é a referente à última GRU paga. Além disso, lembre-se que em hipótese alguma, a taxa de inscrição será devolvida.

 

07- Preciso pagar a GRU referente a minha inscrição no dia que a fizer?

O ideal é imprimir e pagar a GRU tão logo termine sua inscrição, mas ela pode ser paga até 17 de Dezembro de 2012 (+). Neste caso, anote o número de referência e código de acesso para, caso perca a GRU impressa ou queira imprimi-la depois, conseguir fazer a reimpressão sem ter que fazer uma nova inscrição.

Procure verificar se a impressora conectada a seu computador está com bom nível de tinta, para não haver problemas na impressão de sua GRU.

 

08- Onde devo pagar a GRU referente a minha inscrição?

O pagamento da GRU deve ser paga SOMENTE nas agências do Banco do Brasil(+), embora seja possível fazer em outros estabelecimentos bancários.

 

09- Fiz minha inscrição, mas não imprimi a GRU. Como faço para imprimi-la agora?

Para imprimir a GRU de uma inscrição já feita, basta ter em mãos o código de acesso e número de referência, que são exibidos na conclusão do preenchimento do formulário de inscrição, além de sua data de nascimento. Mas se não tiver anotado estes números, basta fazer uma nova inscrição, imprimir o boleto e pagá-lo.(+)

 

10- Após fazer a inscrição e pagar a GRU, como confirmo se estou inscrito?

A confirmação se dá mediante a manutenção da GRU e o comprovante de pagamento da mesma emitido pelo banco. Assim é concluída a confirmação com a impressão do Comprovante Definitivo de Inscrição que estará disponível a partir das 11h de 15 de janeiro de 2013.(+)

 

11- Percebi que minhas correspondências atrasam. Como devo proceder se a entrega do Comprovante Definitivo de Inscrição atrasar?

O Comprovante Definitivo de Inscrição não é entregue pelos correios ou por qualquer outro meio de entrega em sua residência. (+)

Obter o Comprovante Definitivo de Inscrição depende de você! Ele é on-line, então você deve acessar www.ufjf.br para imprimi-lo a partir das 11h de 15 de janeiro de 2013.(+)

 

Realização das Provas

01- Em quais cidades serão aplicadas as provas do PISM?

As provas do Módulo I serão aplicadas em nas seguintes cidades do estado de Minas Gerais: Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Volta Redonda.(+)

Já os módulos II e III serão somente em Juiz de Fora(+)

 

02- Quais são os dias de prova e quais provas farei em cada dia?

Veja a tabela do edital referente às provas do:

 

03- Fiz minha inscrição, mas não sei onde farei a prova. Onde encontro esta informação?

Constará no Comprovante Definitivo de Inscrição, entre outras informações, o local de realização das provas.(+)

 

04- Se meu celular estiver comigo, desde que desligado e com a bateria e chip (s) desconectados dele, posso fazer a prova normalmente?

É eliminado do PISM ou Vestibular 2013 o candidato que portar celular ou qualquer aparelho eletrônico em qualquer situação. Atenção, é responsabilidade do candidato cumprir o edital, portanto NÃO LEVE TAIS TIPOS DE APARELHOS PARA O LOCAL DE PROVA.(+)

 

05- Posso sair da sala a qualquer momento após o início das provas?

Pode-se entender o “sair da sala” de duas maneiras distintas:

*sair da sala para ir ao sanitário ou beber água: neste caso você, candidato, poderá sair da sala, se necessário, a qualquer momento desde que esteja acompanhado por um fiscal;

*sair da sala quando terminou a prova: neste caso você apenas poderá entregar sua prova e se retirar da sala após o tempo mínimo de permanência na sala descrito no edital.(+)

Obs.: Ainda ressaltamos que, se você estiver entre os três últimos presentes na sala, deverá, obrigatoriamente, aguardar que os dois demais terminem as provas de modo que os três últimos (você e os dois demais) saiam da sala juntos.

 

06- Posso levar algum tipo de alimento para o local de prova?

Aconselhamos que você leve alimentos de pequeno porte e que seu consumo não venha incomodar os demais candidatos com barulho, cheiro ou de alguma outra forma. Ressaltamos ainda que, você deve tomar cuidado na escolha dos alimentos, evitando ao máximo qualquer tipo que possa lhe fazer mal.

Dica: Leve água em garrafa de corpo transparente.

 

07- Na sala onde farei a prova, posso me sentar em qualquer carteira?

Ao entrar na sala onde você fará a prova, haverá um fiscal que o identificará e o ajudará a encontrar a carteira em que você se acomodará, uma vez que em cada carteira já consta a identificação do candidato que deverá estar nela.

 

08- Posso levar remédios para tomar durante a prova?

Não há problema algum, desde que, assim que chegar à porta da sala de prova, seja apresentada ao fiscal uma receita médica que exiba a necessidade de ingestão do (s) medicamento (s) durante a prova.

 

09- Como não posso levar relógio, desejo saber se haverá um relógio na sala para que eu possa me orientar?

Em todas as salas haverá um marcador de tempo e, além disto, os fiscais informarão quando faltarem 30 e 15 minutos para o término do tempo para realização da prova.

 

10- As provas serão aplicadas numa época do ano que faz calor. Sabendo disso, há alguma especificação sobre o tipo de roupa que devo utilizar?

Aconselhamos que você utilize uma roupa que não lhe traga desconforto de nenhum gênero para que faça uma boa prova.

 

11- Nas provas de física e matemática serão apresentadas as fórmulas? E na de química é apresentada a tabela periódica?

Na prova de química é exibida a tabela periódica, no entanto as provas de física e matemática seguem o padrão contido nos respectivos programas.(+)

 

12- Como devo proceder se faltar espaço para que eu responda uma questão aberta?

Aconselhamos que você leia atentamente cada questão e proceda como a mesma indicar.

 

13- Quando uma questão tem subitens, os pontos da mesma são divididos igualmente entre cada um deles?

Numa questão que tem subitens a distribuição dos pontos é dada de forma que seu somatório atinja o total de pontos da respectiva questão.

 

14- Posso utilizar anel, cordão e outros adereços durante a prova?

Aconselhamos que não use adereços de grande porte, por exemplo, colares, pulseiras ou braçadeiras.