UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Orientações Gerais

Você está em: Seleção > Orientações Gerais

Listamos a seguir algumas dicas e recomendações gerais para aqueles que pretendem se candidatar a uma vaga no PROAC.

 

1)- Conheça o programa.

Informe-se sobre as linhas de pesquisa, as oportunidades, a infra-estrutura, o corpo docente, as disciplinas, ou seja, tenha uma visão do programa como um todo. 

 

2) – Consulte o currículo Lattes dos professores.

É essencial que o candidato conheça os seus potenciais orientadores, por isso a consulta ao Currículo Lattes dos docentes do programa é essencial. Através desta pesquisa é possível conhecer os profissionais, suas pesquisas e projetos. Assim, o candidato poderá identificar se existem no PROAC projetos de pesquisa voltados à sua área de interesse.

 

3) – Cada processo seletivo é único.

Após a publicação do edital, leia com atenção todas as exigências e todas as etapas do processo seletivo. Os editais estão em constante aprimoramento pelos professores do PROAC, por isso é essencial estudar cuidadosamente o edital vigente.

 

4) – Atenção quanto a aderência do seu projeto de pesquisa ao programa.

Ao elaborar o seu projeto de pesquisa tenha em vista que ele precisa estar vinculado às linhas de pesquisa do programa. É esse alinhamento que garantirá a aderência do seu projeto ao programa. Para mais orientações sobre a elaboração do projeto, clique aqui.

 

5) – Envolva-se em grupos/núcleos de pesquisa.

Ingressar em um projeto ou núcleo de pesquisa pode ampliar os horizontes de pesquisa acadêmica dos candidatos. Essa experiência proporciona a expansão dos conhecimentos, impulsiona a publicação e o desenvolvimento de habilidades e técnicas necessárias para a execução de trabalhos científicos. Como consequência, essa vivência permitirá ao estudante a construção de uma trajetória acadêmica diferenciada.

Compartilhe: