UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Palestras

Você está em: Eventos > Palestras

Palestras promovidas pelo PROAC

 

 

Palestra Prof. Paulo

Palestra: “Efeitos ambientais do derrame de lama de rejeitos de barragens de mineração: o que a Espanha pode nos ensinar?”
Data: 19/09/2019 às 09h
Local: Faculdade de Engenharia da UFJF (4152) – Sala de aula do PROAC 

Pesquisador: Dr. Paulo de Tarso Amorim Castro (UFOP)

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Ouro Preto onde atua no ensino de graduação em Engenharia Geológica e no programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais e no programa de pós-graduação em modelagem da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geologia e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Quadrilátero Ferrífero, sedimentologia, sistemas aluviais, geoconservação e geoética.

Certificados da Palestra

 

 

 

 

Palestra Dra. Cláudia

 

Palestra: “Humanos, Tarefas, Ambiente: a Ergonomia do Ambiente Construído”
Data: 27/08/2019 às 14h
Local: Auditório do Edíficio Itamar Franco

Pesquisadora: Dra. Claudia Mont’Alvão – PUC RJ

Possui graduação em Desenho Industrial, Projeto de Produto, pelo Centro Universitário da Cidade (1994), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 e 2001). Atualmente é Professora Associada e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PPGDesign PUC-Rio. Desde 2002 atua como Coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI/PUC-RIo). Como atividades decorrentes da atuação no LEUI/PUC-Rio é coordenadora geral dos eventos ERGODESIGN & USIHC (desde 2000) e editora-chefe da Revista Ergodesign & HCI (lançada em 2013). Contribui ainda como consultora ad hoc de varias agências de fomento, tais como CNPq, FAPESP e FAPEMIG. Tem como interesse de pesquisa o estudo e a aplicação da Ergonomia nas áreas de informação/advertências, interação humano-computador, ambiente construído e sistemas de transportes. Bolsista de Produtividade do CNPq nivel 2 (2015-2017/ 2018-2020)

 

 

 

 

Palestra Dr. Ricardo

Palestra: “Construção e Reabilitação Sustentáveis: da teoria à implementação prática no exercício projetual”
Data: 23/11/2018 às 10h
Local: Anfiteatro Escadinha (Sala 4118 da Faculdade de Engenharia)

Pesquisador: Dr. Ricardo Filipe Mesquita da Silva Mateus (Universidade do Minho)

Possuí doutorado e mestrado em Engenharia Civil. Publicou duas teses no domínio da construção sustentável e é autor e coautor de vários livros e capítulos de livros nacionais e internacionais e de mais de 120 artigos científicos no mesmo domínio. É membro de várias Organizações, Equipes e Comitês responsáveis pelo desenvolvimento de eventos, iniciativas e normas no domínio da Construção Sustentável, cabendo destacar a Coordenação do Comitê Técnico da iiSBE Portugal. As suas áreas de investigação são: a avaliação de ciclo de vida (LCA) de produtos, materiais e elementos construtivos; a avaliação e certificação da sustentabilidade da construção (BSA); e a avaliação do desempenho de ciclo de vida de edifícios vernáculos.

Certificados da Palestra

 

 

 

Palestra Espaços Públicos

Palestra: “Espaços Públicos e Paisagem – Lima, Peru”
Data: 27/09/2018 às 17h
Local: Anfiteatro Christiano Degwert (Ao lado da Cantina)
Faculdade de Engenharia – UFJF

Pesquisador: Dr. Wiley Hermilio Ludeña Urquizo (Pontifícia Universidade Católica del Perú)

Arquiteto (Universidade Ricardo Palma). Mestre em Arquitetura (Universidade Nacional de Engenharia). Doutor especialista em estudos urbanos e habitação (Technische Universität Hamburg-Harburg). Pesquisa de pós-doutorado (Techsnische Universität Berlin – Institut für Stadt- und Regionalplanung e Christian Albrechts Universität zu Kiel – Geographisches Institut). Seu trabalho de pesquisa inclui os temas da história e da teoria do planejamento urbano, bem como a teoria e a história da paisagem e da arte urbana. Um tema específico de interesse: a história das ideias, políticas e planos de desenvolvimento urbano e de habitação no Peru no século XIX e no século XX.

Certificados da Palestra

 

 

 

Palestra Dra. Maria Carmem

Palestra: “Usabilidade e uso da Informação Científica: coprodução, barreiras e oportunidades”
Data: 24/08/2018 às 10h
Local: Faculdade de Engenharia da UFJF (4118) – Auditório Escadinha

Pesquisadora: Dra. Maria Carmem Lemos (Universidade de Michigan)

Maria Carmen Lemos é Professora Titular e Diretora Associada de Pesquisa na Faculdade de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Universidade de Michigan, Ann Arbor e Pesquisadora Visitante Sênior de Políticas Públicas no Centro Udall para Estudos de Políticas Públicas na Universidade do Arizona. Dra. Lemos tem Mestrado e Doutorado em Ciência Política pelo Massachusetts Institute of Technology, MIT. Entre 2006-2007, foi Professora Pesquisadora (James Martin 21st Century School Professor Fellow) no Instituto de Mudanças Ambientais (Environmental Change Institute) da Universidade de Oxford, Reino Unido. Sua pesquisa enfoca estudos de políticas ambientais na América Latina e USA, especialmente as dimensões humanas de mudanças climáticas (vulnerabilidade e adaptação), a coprodução de ciência e políticas públicas e o papel do conhecimento científico no desenho e implementação de políticas públicas ambientais (agricultura, gestão e manejo de águas, planejamento urbano e resposta e prevenção de desastres). Dra. Lemos foi autora (lead author) do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) AR5 e contribuinte do US Climate Change Science Program Synthesis Reports.

Certificados de Participação

 

 

Palestra Regina

Palestra: “Abordagem metodológica para pesquisas em modelagem da informação da construção”
Data: 10/08/2018 às 15h
Local: Faculdade de Engenharia da UFJF (4152) – Sala de aula do PROAC

 

Pesquisadora: Dra. Regina Coeli Ruschel  (UNICAMP)
Doutora em Engenharia Elétrica na área de Automação (UNICAMP). Atualmente é Pesquisadora e Professora Colaboradora na FEC-UNICAMP junto aos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade & Engenharia Civil. É editora chefe da Revista PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção. Colabora ativamente em projetos de pesquisa com ênfase no desenvolvimento computacional para habitação de interesse social e desempenho ambiental. Investiga o uso da Realidade Aumentada aplicada ao projeto, obra e gestão de facilidades. Desenvolve pesquisa no tema de Building Information Modeling (BIM) abordando: o desenvolvimento de componentes da construção civil e o impacto do BIM nos processos do ciclo de vida da edificação e no ensino.

Certificados de Participação

 

 

 

Palestra Geovany

Palestra: “Bairros e Cidades + Sustentáveis: usos, forma, densidade”
Data: 16/11/2017 às 14h
Local: Faculdade de Engenharia da UFJF (4152) – Sala de aula do PROAC

Pesquisador: Dr. Geovany Jessé Alexandre da Silva (Universidade da Paraíba)

Possui Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UnB. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com publicações em periódicos, livros e capítulos nessa área, com ênfase em Adequação Ambiental Arquitetônica e Urbanística, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura e Urbanismo, Projeto Arquitetônico, Projeto de Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Produção do Espaço Regional.

Certificados de participação

 

 

 

 

 

Cartaz Workshop Enio

 

Palestra: “Diagnóstico e Reabilitação de Estruturas de Concreto”
Data: 30/10/2017 às 10h
Local: Anfiteatro 2 do Prédio Itamar Franco – Faculdade de Engenharia da UFJF 

 

Pesquisador: Dr. Enio José Pazini Figueiredo
Possuí doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em Sanduiche com a Aston University / UK e o Instituto Eduardo Torroja / Espanha e Pós-Doutorado na Norwegian University of Science and Tecnhology (NTNU), Noruega. É Professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Têm experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Durabilidade das Estruturas de Concreto Armado, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, durabilidade, monitoramento por técnicas não-destrutivas (eletroquímicas e ultrassônicas), corrosão e reabilitação de estruturas de concreto. Em 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidad Científica del Perú (UCP).

 

 

 

 

GIS

 

Palestra: “GIS para planejamento urbano”
Data: 24/10/2017 às 17h
Local: Faculdade de Engenharia da UFJF (4152) – Sala de aula do PROAC

 

Pesquisador: Rômulo José da Costa Ribeiro (Universidade de Brasília)
Coordenador do Núcleo Brasília-RIDE do INCT do observatório das Metrópoles/IPPUR/UFRJ. Professor no Programas de pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU-UnB) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (FUP-UnB). Atua na área de Análise e Avaliação Urbana e Regional, com ênfase nos seguintes temas: geoprocessamento, planejamento urbano, meio ambiente, planejamento espacial e sensoriamento remoto.

 

 

 

 

 

palestra_02

 

Palestra: “Estratégias Espaciais”
Data: 23/10/2017 às 15:00h
Local: Anfiteatro Christiano Degwert, na Faculdade de Engenharia

 

Pesquisador: Francisco Manuel Camarinhas Serdoura (Universidade de Lisboa)

Licenciou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Em Janeiro de 1988, ingressou no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), no Grupo de Urbanismo e Planeamento Municipal (GURPAM), onde a investigação científica começou a ser a sua atividade principal, numa instituição de grande prestígio nacional e internacional, tendo colaborado em vários trabalhos na área do planeamento municipal. Em 1990, é-lhe atribuída uma bolsa de Mestrado, pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), para frequentar o Mestrado em Planeamento Regional e Urbano (MPRU), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Durante esse período obteve ainda uma bolsa ERASMUS para frequentar um semestre do seu programa de Mestrado, no Department of Civic Design, na University of Liverpool, no Reino Unido. Em 2006, defendeu no IST-UTL a tese de doutoramento ‘Espaço Público, Vida Pública. O caso do Parque das Nações’. A tese apresenta uma metodologia de análise e avaliação do uso do espaço público pelas pessoas tendo em conta as características, físicas, funcionais e ambientais presentes no espaço e as atividades humanas nele desenvolvidas. A metodologia foi ilustrada com o caso do espaço público do Parque das Nações, em Lisboa.

 

 

 

Palestra Ensino do Projeto (1)

Palestra “Ensino do Projeto”
Data: 28/09/2017 às 14:00h
Local: Faculdade de Engenharia (4152) – Sala de aula do PROAC

Pesquisadora: Ligia Maria Sampaio de Medeiros

Desenhista Industrial formada na Escola Superior de Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora na Graduação e na Pos-Graduação, e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Escola Superior de Desenho Industrial. Mestre em Art and Design Education pela Universidade de Londres e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. É Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE e realizou pós-Doutorado no Department of Design and Innovation, Open University (Milton Keynes, Inglaterra).

Certificados de participação

 

 

 

Ying Li - Palestra

 

Palestra: “Avaliação, planejamento e design de pequenos espaços públicos em áreas urbanas”

Pesquidora: Dra. Profa. Ying Li (Birmingham City University – United Kingdom)
Data: 12/09/2017 às 16:30h
Local: Anfiteatro 3 – Prédio Itamar Franco – Faculdade de Engenharia

A Dra. Ying Li é professora de arquitetura paisagista na Birmingham City University. Depois de se qualificar em Arquitetura de Paisagem na China e no Reino Unido, Ying Li obteve um doutorado em Urbanismo / Design de Paisagem em Londres, envolvendo pesquisa baseada em prática sobre Avaliação, Planejamento e Design de Espaços Abertos Públicos Pequenos em Áreas Urbanas. Ela trabalhou como arquiteta paisagista e ensinou design urbano / paisagístico na Universidade de Greenwich, na Birmingham City University e no Instituto de Design de Hong Kong. O seu doutorado que envolveu pesquisas empíricas e análises sistemáticas de mais de 100 projetos de pequenos espaços públicos urbanos no ocidente (Inglaterra) e no Oriente (China). O resultado foi o SAM, um método de avaliação de pequenos espaços públicos. O método é projetado para ajudar os planejadores, designers e agentes públicos a avaliarem praças públicas com boas qualidades visuais, sociais e ambientais. Esse método levou a recomendações para: aplicação do método de avaliação em uma escala em toda a cidade e desenvolvimento de um aplicativo de computador baseado em SIG para processamento e exibição dos dados.

 

 

 

Palestra Edgar Franco

 

Palestra “Aurora pós-humana: processos criativos de universos ficcionais transmídia”

Dr.  Edgar Franco (Prof. da Universidade Federal de Goiás)

Data: 23/05/2017 às 18:00h
Local: Auditório da Faculdade de Letras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra

 

Palestra “Uma breve visão sobre o futuro da Arquitetura, Engenharias e Construção Civil”,

Arquiteto e Urbanista Paulo Renato

Data: 18/05/2017 às 16h
Local: Auditório da Faculdade de Engenharia da UFJF

 

 

 

 

 

Cartaz Patricia Maya

 

 

Palestra “O paisagismo e a pesquisa sobre a cidade”

Dra. Patrícia Maya (Profa. da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Data: 24/04/2017 às 18:30h
Local: Faculdade de Engenharia da UFJF – Sala de aula do PROAC (4152)

 

 

 

 

 

Palestra Knauss

 

 

Palestra “A História e a pesquisa sobre a cidade”

Dr. Paulo Knauss de Mendonça (Prof. da Universidade Federal Fluminense)

Data: 17/04/2017 às 18:30h
Local: Faculdade de Engenharia da UFJF – Sala de aula do PROAC (4152)

 

 

 

 

 

                                         
Palestra Andery

 

Palestra: “Panorama e Tendências em Projeto”

Dr. Paulo Roberto Pereira Andery (Prof. da Universidade Federal de Minas Gerais)

Data: 03/04/2017 às 15h
Local Anfiteatro 3 – Edifício Itamar Franco – Faculdade de Engenharia

Certificados de participação

 

 

 

 

 

 

Beatriz Kul

O Laboratório de Patrimônios Culturais – LAPA, através do PROAC (Pós-Graduação em Ambiente Construído da UFJF), traz a Profa. Dra. Beatriz Mugayar Kuhl com a palestra ” Desafios da Preservação do Patrimônio Industrial”, dia 30 de novembro, no anfiteatro 1 da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Arquiteta, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1988), com especialização e mestrado em preservação de bens culturais pela Katholieke Universiteit Leuven (1989-1992), Bélgica, doutorado pela FAU-USP (1996) e pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma ‘La Sapienza’ (2001-2005). Desde 1998 é professora do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP, dedicando-se a disciplinas de história da arquitetura e de preservação. Possuí vários textos publicados na área, entre eles o livro Arquitetura do Ferro e Arquitetura Ferroviária em São Paulo (Ateliê, 1998), dedicando-se ainda à tradução de textos sobre restauro, como os de Violet-le-Duc, Boito e Brandi. Beatriz Kühl estará nessa oportunidade trazendo reflexões acerca dos desafios postos da preservação do patrimônio industrial, inseridos no contexto atual dos debates sobre a salvaguarda do patrimônio.

LOCAL: Anfiteatro 1 do Edifício Itamar Franco na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Realização: PROAC (Pós-Graduação em Ambiente Construído da UFJF).

 

 

 

 

Compartilhe: