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Histórico do Programa

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Histórico e Contextualização do Programa

O Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído – PROAC iniciou suas atividades em março de 2010, após o credenciamento pelo Conselho Federal de Educação e de acordo com o parecer homologado pelo CNE: Portaria MEC 1225, de 05/10/10, DOU 20/10/10, seção. 1, p. 42. Esta pós-graduação foi proposta a partir do amadurecimento de pesquisas desenvolvidas nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo (existente desde 1992), de Engenharia Civil (existente desde 1914, fazendo parte de um dos primeiros cursos de origem da UFJF) e de Engenharia de Produção (existente desde 2000), caracterizando-se, em essência, como um curso de natureza multidisciplinar desde sua proposição.

Hoje a UFJF conta com 39 cursos de mestrado e 18 de doutorado, resultado do apoio institucional que se reflete em uma política contínua de aperfeiçoamento do corpo docente, no aperfeiçoamento de gestões internas que favorecem as atividades de pós-graduação e também no investimento financeiro. Nesse último item destaca-se que a UFJF utiliza recursos próprios por meio de uma linha orçamentária denominada “Apoio a Pós-graduação” que investe, anualmente R$ 48.000,00 nos programas de mestrado e R$68.000,00 nos programas de mestrado e doutorado. Além disso, a UFJF vem apoiando sistematicamente a integração do tripé ensino-pesquisa-extensão com destaque para os programas próprios, com bolsas de Iniciação Científica (BIC), de treinamento profissional (TP) e monitoria (MO), dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e de Produção nos últimos 10 anos. Este é um importante trabalho de aproximação da graduação com a pós-graduação através da participação desses alunos em núcleos de pesquisa e em atividades científicas e de intercâmbio, incrementando a familiarização com os estudos desenvolvidos no programa.

A UFJF complementa as bolsas de mestrado oferecidas pela Capes, CNPq, Fapemig com bolsas de Tutoria, incentivando os estudantes no desenvolvimento de suas pesquisas. Do ponto de vista curricular, o curso de mestrado foi pensado como uma estrutura dinâmica e integrada. Com base em que temática em ambiente construído congrega estudos sobre as diversas possibilidades de compreensão do ambiente como um todo são definidas três linhas de pesquisa que reforçam a área de concentração do programa: (1) projeto do ambiente construído (desde a escala ambiental ao edifício); (2) técnicas do ambiente construído (desde os aspectos teóricos aos práticos da construção civil) e (3) gestão do ambiente construído (desde os protocolos da área aos programas e modelos usuais para a construção). Assim, viabiliza-se o ingresso de discentes com formações profissionais diversas, que podem se vincular a qualquer uma das três linhas. O corpo discente vem sendo formado majoritariamente por arquitetos e urbanistas, mas há uma mescla que se mantém muito ativa com profissionais oriundos da Engenharia Civil, de Produção e mais recentemente de história.

Em relação ao corpo docente, por meio de uma política de incentivo à manutenção de professores permanentes, instituíram-se padrões de produção elevados com base em programas de excelência na área. Hoje o programa conta com nove docentes permanentes com uma boa média de produção, quantitativa e qualitativa. Os professores vinculam-se a núcleos de pesquisa cadastrados no CNPq onde são líderes e também como participantes em núcleos existentes em outras instituições. O engajamento dos alunos com as diretrizes do programa é grande, e temos conseguido realizar as defesas em um prazo médio de 25 meses, abaixo do tempo médio da área. E nesse quadriênio a produção discente aumentou significativamente inclusive com artigos publicados em revistas de maior qualidade (Qualis A).

Em relação aos funcionários do programa contamos hoje com uma técnica de nível superior do quadro da UFJF e um técnico terceirizado que estão familiarizados com as demandas do programa, da instituição e da Capes, tendo realizado treinamentos constantes na universidade para o desempenho dessas funções com excelência e cordialidade. O curso funciona com uma estrutura integradora de pessoas e em ambiente físico que cresceu nos últimos tempos, o que indica o esforço da universidade no aprimoramento das condições físicas e materiais também. Hoje dispomos de uma estrutura própria com secretaria, sala de reuniões, sala de aula e sala para discentes. Os professores possuem gabinetes e núcleos de pesquisa em suas unidades administrativas com franco acesso dos discentes. Todos os ambientes são equipados com computadores conectados à internet e a sala de aula principal dispõe, além de datashow, de uma tela interativa. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a Faculdade de Engenharia dispõem ainda de outras instalações como salas de aula, auditórios e secretarias que podemos contar para uso e apoio também, ampliando nossas instalações sem descuidar da racionalização no uso do espaço, cada vez mais compartilhado.

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