INICIAL

Data: 21 de julho de 2014

O Arquivo Histórico da UFJF  iniciou suas atividades em 25 de março de 1985. Apesar do nome, tratava-se, de fato, de um centro de documentação e memória, sem nenhuma responsabilidade  pela custódia dos documentos arquivísticos da UFJF em fase permanente. Foi instituído como Órgão Suplementar da Universidade em 24 de julho de 1993, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Sua missão era contribuir para o ensino, pesquisa e extensão na área de História do Brasil, oferecendo suporte à pesquisa não somente para o Departamento de História, mas para todos os setores, das ciências humanas ou não, voltados para uma perspectiva histórica dos fatos, no contexto brasileiro.

O Arquivo Histórico da UFJF foi absorvido pelo Arquivo Central da UFJF <www.ufjf.br/arquivocentral>, com a criação deste pela  Res. No._15,  de 31 de maio de 2011, do Conselho Universitário, que instituiu, pelo mesmo ato, o Sistema de Arquivos da Universidade.

A presente página dá acesso aos instrumentos de busca do acervo de interesse para a memória social. São documentos custodiados pela Universidade mas provenientes de instituições ou pessoas físicas  distintas da UFJF, não integrando, portanto, seu arquivo institucional.

Os documentos arquivísticos gerados no contexto institucional da UFJF, em fase permanente ou histórica, devem ser acessados através da página do Arquivo Central.

Página criada em 07/10/2012. – Última atualização: 18/07/2014.

Arquivo Histórico – UFJF